quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"A HISTORIA DE ALFREDO SANT'ANA"

Quando Alfredo sant’ana falava no oitão da igreja ou via-se na cabeceira da ponte”dizem em tom de brincadeira os amigos dele ,que ainda hoje guardam a imagem daquele que foi um dos pesonagens mais controvertidos da história de nova cruz. Alfredo Agusto de san’tana nasceu em Mataraca, Municipio de Mamanguape,Paraíba 1893 chegou a nova cruz aos dois anos de idade e aqui ficou raízes tornando-se uma figura polêmica pela sua maneira de ser. Só falavra gritando e chamando nome feio principalmente quando ia a feira e se espantava com os altos preços. “certa vez conta filho Juscelino ele chegou perto de um vende dor de maxixe e gritou esse maxixe foi do cemitério foi da cova da sua mãe respondeu o barraqueiro eles desconversou e terminou comprando o maxixe.

Antes de fixar a residência em nova cruz, Alfredo San’tana viveu alguns anos na Amazônia trabalhando duro na borracha e no seringal ao lado do seu pai Nicolau Lucio de sant’ana .Catarina sua mãe ficou em nova cruz. Lá ele ajudou a construir a estrada de ferro madeira/Mamoré ,ligando porto velho a Bolívia,construída pelo marechal Rondon. Aos 20 anos Alfredo sant’ana regressou a nova cruz para mascatear tecido em lombo de burro ao lado do sobrinho Eurico da Silveira Borges, com as economias trazidas da Amazônia e da venda de tecido,ele comprou as propriedades cajazeiras (nova cruz),poço cercado (campestre)e cacimba de baixo (serra caiada).da união com três mulheres houve sete filhos:Maria das neves ,Juscelino augusto ,Josefa Virgínia ,Nicolau Lúcio,Catarina Brígida e Higino Nicolau,este vereador em nova cruz a herdeiro político.

Alfredo sant’ana era conhecido em nova cruz pelo temperamento forte . voz alta,mas coração bondoso. Dizem as pessoas que longe se ouvia os seus gritos dizendo palavrões. Gosta de jogar baralho no bar de Pedro Luiz e frequentar com assiduidade a farmácia de Carlucio, o posto de Reginaldo Miranda e a loja de Antônio Neco onde discutia qualquer assunto, sempre com um 38 cheio de balas no quarto. Apesar de andar armado repentes mas logo voltava as boas. Era malcriado, no entanto,não guardava rancor nem nunca se meteu em rabo de foquete. Apenas bate-boca, uma das manias de Alfredo sant’ana era conversar com amigos, entre eles, Antonio arruda,doto jacinto,lula Moreira Pedro Targino, Djama marinho,Theodorino bezerra, Chico bezerra Jacó pinto e seu tores.apesar de só ter chegado ao quarto ano primário, Alfredo de sant’ana discutia qualquer assunto.era um autodidata.

Com seu jeito Alfredo sant’ana conseguia agradar uns pela sinceridade e desagradar a outros pelo atrevimento de dizer tudo que pesava na cara das pessoas não levava desaforo para casa. Comesse temperamento intempestivo ele conseguiu ser vereador, vice-prefeito e deputado estadual. Foi também, delegado de policia e juiz de paz em nova cruz. Eleito deputado pelo PSD em 1947, tinha como líderes políticos, João câmara, Juvenal Lamartine e Silvio pedroza. Como deputado foi autor do projeto que permitiu a construção da ponte no rio Curimataú , que dá acesso a cidade. Nestre mesmo ano foi eleita a chapa formada por João câmara )senador),Dioclécio Duarte (dep. federal) e Alfredo Sant’ana (dep. Estadual).1948 ele rompeu com Lauro arruda a passou a apoiar totô jacinto para prefeito totô jacinto perdeu a eleição para Lauro. Em seguida Lauro se canditatou-se a dep. Estadual e ganhou a eleição ,tomanto a cadeira de Alfredo sant’ana. A parti daí ele se afastou da política e ficou em nova cruz Alfredo sant’ana e morreu em 10 de abril de 1976. JOAQUIM PINHEIRO

Nenhum comentário: