quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Comissão e Coligações definiram regras do debate



Aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 12, a reunião com a Comissão Paroquial do Debate, representantes das duas coligações: "Nova Cruz no Rumo Certo" e "A força do Povo", e do Setor Social da Arquidiocese de Natal, através do SAR - Serviço de Assistência Rural, para definição das regras do Debate Político Democrático, que será promovido pela Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. 

A reunião começou com as boas vindas do Pároco e Presidente da Comissão, Pe. Francisco de Assis Inácio, que abordou o objetivo do debate: A realização de um debate eleitoral democrático consiste no convite aos fiéis leigos para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana tendo como a política correta uma das ferramentas de contribuição ao surgimento de um “novo céu e uma nova terra” (Apo 21,1)

Pe. Assis disse da iniciativa da realização do debate está de acordo com as normas da Igreja Católica, através da CNBB, Arquidiocese e Documentos da Igreja. "Tal iniciativa encontra-se amparada na insistência da Igreja na participação na política, uma vez que é sabido que os últimos papas têm convocado os fiéis católicos para participar da política ativamente, considerando que a política correta é um meio forte de viver a caridade, devendo visar o bem comum", falou Pe. Assis e ainda citou um trecho do Concilio Vaticano II  através do Documento“Gaudium et Spes”:

O Concilio Vaticano II declara : “Lembre-se, portanto, todos os cidadãos ao mesmo tempo do direito do dever de usar livremente o seu voto para promover o bem comum. A Igreja considera digno de louvor e consideração o trabalho daqueles que se dedicam ao bem da coisa pública serviço dos homens e assumem os trabalhos deste cargo” (GDS 75)
 .



O Diácono Marcio Francisco falou sobre o convite feito do Pe. Assis ao Setor Social para o debate de Nova Cruz, cuja finalidade é apenas apresentar a todos os fieis as propostas dos candidatos a prefeito e que a comissão não pretende induzir na escolha do candidato. "O debate consiste exclusivamente em apresentar e defender as propostas de gestão para os próximos quatro anos no exercício do cargo de prefeito do município de Nova Cruz", disse Diácono Márcio.


As regras foram esplanadas ponto a ponto e definida por todos os participantes da reunião. Na ocasião foram feitas alguma alterações, entre essas, o local do debate, que anteriormente estava previsto para o Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz, por motivo de segurança externa por se tratar da RN 120, cuja movimentação de veículos é constante, foi definido um novo local  que será o Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo.  

O Debate Politico Democrático acontecerá dia 27 de setembro a partir das 20 horas, no CNSC e será transmitido pelas rádio locais. Na próxima sexta-feira, dia 14, acontecerá mais uma reunião com os membros da comissão. 
Membros da Comissão

Membros da Coligação A Força do Povo

Membros da Coligação Nova Cruz no rumo certo

Diácono Márcio e Evaldo do Setor Social da Arquidiocese de Natal


Pe. Assis falando aos participantes da reunião
Fonte: Pascom Nova Cruz 

Nenhum comentário: