A manhã desta segunda-feira (28) foi especial para o Rio Grande do Norte. A presidenta Dilma Rousseff visitou o Estado para formalizar a assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante com o consórcio Inframérica, vencedor do leilão realizado em agosto. A concessão se refere à construção parcial, manutenção e exploração do aeroporto por um período de 28 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco anos. Simultaneamente a assinatura, o pouso do avião presidencial significou a primeira atividade de uma aeronave na pista do aparelho.
Um grande público esteve presente na estrutura montada pelo Governo do RN para acompanhar a chegada da aeronave. No palco montado, diante de centenas de pessoas, a presidenta realizou a assinatura formal do documento de concessão. O valor total do contrato é de R$ 650 milhões para a construção dos terminais e na operação da estrutura aeroportuária e tem prazo de três anos para entrega das obras, a partir da assinatura do documento.
No discurso, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a principal vantagem do aeroporto de São Gonçalo em relação a outros estados. Ao contrário de outras estruturas, o novo equipamento do Rio Grande do Norte terá uma grande área ao redor do aeroporto que permitirá a construção de novas empresas. “Em muitas cidades do Brasil a população cresceu ao redor dos aeroportos. Em São Gonçalo do Amarante, várias empresas terão a chance de se instalar, se expandir e fazer com que o complexo seja o maior do Brasil, somando o volume de circulação de passageiros e de cargas”, disse.
A governadora Rosalba Ciarlini falou que a assinatura do contrato transforma o sonho de quase duas décadas em realidade. A líder do executivo estadual reafirmou a importância do projeto estratégico não só para o RN, mas para o Nordeste, e disse que a obra estruturante tem o poder de induzir um grande crescimento com inovação no perfil econômico. Para Rosalba Ciarlini, os investimentos públicos e privados tornarão o estado uma referência no cenário econômico global que gerará milhares de postos de trabalhos.
Em relação aos investimentos, a Governadora falou ainda sobre a responsabilidade do Governo do RN na construção de obras vinculadas, com a dos acessos as BRs 101, 304 e 406. “Já estamos com o acesso para a BR 406 devidamente autorizado com recursos assegurados pela Caixa Econômica Federal. Mas isso não é o suficiente. Nós precisamos de ligações com a BR 304 e 101 porque estas vias também trarão as cargas, já que uma das funções do aeroporto de São Gonçalo é ser um dos maiores aeroporto de cargas do Brasil e da América Latina. Vamos lutar para as obras começarem já no primeiro trimestre de 2012″, disse.
O representante do conselho administrativo da Inframérica, Gerson Almada, comentou que “hoje é um dia especial para todos nós. Celebramos mais do que a assinatura de um contrato. Vivemos o primeiro capítulo de uma mudança histórica na infraestrutura no Brasil. Somos testemunhas de uma iniciativa pública e privada que mudará os rumos do desenvolvimento no país, em especial no setor aeroportuário”, falou.
Gerson Almada afirmou ainda que a assinatura é a primeira concessão de um aeroporto internacional brasileiro ao setor privado. “É com muita honra que o consórcio assume o compromisso desses empreendimentos tão importantes”, concluiu.
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, declarou que “hoje é um dia de realização. São Gonçalo do Amarante não ganha apenas um aeroporto, mas obras complementares e estruturantes. Algumas já foram iniciadas com a ampliação do abastecimento de água pelos próximo 50 anos. A vida pública ganha novos contornos à medida que conseguimos alcançar as metas que planejamos”, observou.
Dados da obra
O leilão nº 01/2011 realizado em 22 de agosto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) teve lance final de R$ 170 milhões e foi incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND). Ao consórcio Inframérica será de responsabilidade o sistema terminal de passageiros (edifício terminal de passageiros, estacionamento público e pátio de aeronaves), sistema terminal de cargas (edifico terminal de cargas e passageiros, estacionamento público e pátio de aeronaves), central de utilidades, aviação geral, torre de controle, edifício de manutenção, serviço de salvamento e combate à incêndio, infraestrutura interna de água, esgosto e resíduos sólidos, energia e infraestrutura para companhias aéreas, comercial e órgãos públicos.
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