quarta-feira, 30 de março de 2011

Cerca de 4 mil pessoas passaram pelo velório de Alencar até as 18h

Ex-vice-presidente é velado do Palácio do Planalto.
Lula e Dilma participam de missa a Alencar ainda nesta noite.

Por Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília...

Público na rampa do Palácio do Planalto, onde é velado o corpo do ex-vice-presidente José Alencar (Foto: G1)
Público na rampa do Palácio do Planalto, onde é

velado o corpo do ex-vice-presidente José Alencar
(Foto: G1)

Até as 18h desta quarta-feira (30), após pouco mais de cinco horas de velório, mais de 4 mil foram ao Palácio do Planalto para se despedir do ex-vice-presidente José Alencar, que morreu nesta terça (29) de câncer e falência múltipla dos órgãos. Alencar morreu em São Paulo e seu corpo foi transportado na manhã desta quarta para Brasília, onde é velado no Palácio do Planalto.

No início da tarde, era grande a movimentação na rampa do palácio e no Salão Nobre, onde está o caixão de Alencar. Pela primeira vez desde a morte de Tancredo Neves, em 1985, cidadãos comuns foram autorizadas a subir a rampa do Palácio do Planalto.

No meio da tarde, o número de pessoas no velório havia diminuído. Às 15h, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) chegaram ao Planalto para prestar homenagens ao ex-vice-presidente.

“Alencar foi um homem público diferenciado. Seu vigor e a obstinada luta pela vida, sua alegria de viver. É tudo muito marcante", disse Aécio (saiba o que disseram outros políticos e personalidades no velório de Alencar)

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem
chegar ao Brasil às 20h desta quarta-feira (30), segundo a assessoria da Presidência. Dilma e Lula estavam em Portugal e embarcaram para o Brasil às 10h55, horário de Brasília.

Caixão com o corpo do ex-vice-presidente José Alencar (Foto: G1)
Caixão com o corpo do ex-vice-presidente José

Alencar (Foto: G1)

A presidente foi à Portugal para participar da cerimônia de entrega do título de "doutor honoris causa" pela Universidade de Coimbra ao ex-presidente Lula.

Assim que desembarcarem na Base Aérea de Brasília, eles vão diretamente para o Palácio do Planalto. Uma missa será realizada após a chegada da presidente.

Cremação
A família decidiu que o corpo do ex-vice-presidente José Alencar será cremado, em cerimônia reservada às 14h desta quinta (31), após o velório em Belo Horizonte, informou a assessoria da Vice-Presidência da República.

Antes da cremação, o ex-vice-presidente será velado das 9h às 13h, no Palácio da Liberdade, sede do governo estadual, na capital mineira.

Nenhum comentário: