Na reunião de hoje com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a deputada federal Fátima Bezerra pediu uma solução para a falta de professores nos 17 Colégios de Aplicação (CAp) vinculados às universidades federais. A deputada entregou a cópia de um ofício elaborado pela diretora do NEI (Núcleo de Educação Infantil da UFRN), Suzana Medeiros, em que ela relata a situação do colégio e dos demais CAPs. O ministro esteve na Comissão de Educação e Cultura para falar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PL 1209/11), que ampliará o número de cursos profissionalizantes no país.
No NEI, por exemplo, faltam professores e os que foram contratados em regime de substituição estão com seus salários atrasados. Em protesto, os professores do NEI paralisaram suas atividades de 8 a 20 de junho. “Além de atenderem os filhos da comunidade universitária, os Colégios de Aplicação são importantes espaços de pesquisa acerca da educação infantil, sem contar que prestam um atendimento escolar de excelência”, argumentou a deputada Fátima Bezerra.
Ela explicou que está na mesa da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a minuta de uma portaria autorizando a contratação de professores para solucionar a crise. “É preciso que esta portaria seja editada”, defendeu Fátima Bezerra.
Greve nas Universidades – A deputada também pediu que o ministro busque uma solução para a greve dos servidores administrativos das universidades federais, que já está no 29º dia. “É importante que o governo apresente uma proposta”, pontuou.
A pauta salarial da Fasubra (Federação dos Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras) reivindica a apresentação de recursos orçamentários para serem alocados no piso da tabela salarial para 2011 ou 2012; propostas que contemplem o vencimento básico complementar, e reposicionamento de aposentados com ampliação de direitos; propostas concretas sobre a racionalização dos cargos, reajuste de benefícios em 2011.
Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra - PT/RN
Rejane Medeiros - (61) 3215-5236 / (61) 8218-3853 / (61) 9983-5196
Pedro Filgueira - (84) 3222-1313 / (84) 8899-7236 / (84) 9165-8459
Nenhum comentário:
Postar um comentário