quarta-feira, 11 de maio de 2011

49ª Assembleia da CNBB: eleitos alguns novos presidentes das comissões

dom Severino Clasen, dom Pedro Brito Guimarães e dom João Carlos Petrini

O bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, foi eleito e para presidir a Comissão Episcopal para a Vida e a Família. Ele obteve 164 votos dos 274 votantes. O número necessário era de 138. Dom Petrini, que já era membro da Comissão na atual gestão, sucederá o arcebispo de Londrina (PR), dom Orlando Brandes. Natural de Fermo, na Itália, o novo presidente da Comissão para a Vida e a Família tem 65 anos. Foi ordenado padre em 1975 e bispo em 2005. É doutor em Ciências Sociais.

O arcebispo de Palmas, no Tocantins, dom Pedro Brito Guimarães, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

A Assembleia da CNBB também elegeu dom Severino Clasen presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Dom Severino é bispo da diocese de Araçuaí. Dom Severino é catarinense de Petrolândia, tem 56 anos. É franciscano, ordenado padre em 1982 e bispo em junho de 2005.

As votações estão ocorrendo ao longo das sessões no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida (SP), onde ocorre, desde o dia 4, a 49ª Assembleia Geral da CNBB.

Fonte: CNBB

Um comentário:

Diocese de Chapecó disse...

Olá pessoal,

O bispo em destaque na foto é Dom Manoel João Francisco, presidente do CONIC e Bispo da Diocese de Chapecó. Creio que vocês se enganaram.
(o primeiro com foto inteira é Dom Manoel e na lateral outros dois bispos).

;)