quinta-feira, 29 de julho de 2010

Site desafia ‘fichas limpas’ a prestar contas de campanha

-

São Paulo (AE) - Os políticos que se dizem “fichas limpas” ganharam uma oportunidade a mais para dar transparência às suas campanhas eleitorais neste ano. O Instituto Ethos lançou ontem o site Ficha Limpa (www.fichalimpa.org.br e www.fichalimpaja.org.br), que propõe aos candidatos a prestação de contas voluntária de suas campanhas, com informações semanais da origem e do montante de recursos obtidos, bem como o de gastos realizados. Assim, os políticos poderiam se antecipar à legislação eleitoral, que divulga a prestação de contas trinta dias após o término do pleito.


O site começa a funcionar hoje e as informações dos candidatos cadastrados de todos os Estados e do Distrito Federal estarão disponíveis para qualquer internauta consultar. Há um sistema de busca que pode combinar filtros como nome, número de inscrição no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), idade, gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, Estado e partido. O site aceita cadastramento de candidatos que disputam todos os cargos dessa eleição, exceto o de deputado estadual.

O site também permitirá ao internauta questionar o teor das informações dos candidatos registrados a partir da apresentação de documentos comprobatórios. As possíveis denúncias serão recebidas pelo administrador do site e encaminhadas aos tribunais estaduais e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo informações divulgadas ontem pelos representantes do Instituto Ethos.

Os candidatos podem, então, ser incluídos numa lista de “rejeitados” em quatro situações: se a Justiça Eleitoral recusar seu registro de candidatura; se houver alguma condenação por órgão colegiado; se ele já tiver renunciado para evitar cassação e no caso do candidato não cumprir a prestação de contas semanal exigida pelo site.

“Sem um controle social democrático, a Lei Ficha Limpa pode acabar no esquecimento como tantas outras boas legislações no Brasil”, avaliou ontem o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew. “Por isso, é importante que o eleitor cobre de seu candidato o registro no site Ficha Limpa, acompanhe as informações e mobilize outras pessoas a fazer o mesmo em relação aos demais candidatos”, destacou o presidente do Instituto.

Questionado sobre o interesse dos candidatos na eleição de outubro em se cadastrar voluntariamente no site para prestação de contas das receitas e despesas ao longo da campanha, Oded Grajew disse acreditar que essa atitude ocorrerá apenas com os candidatos que tiverem, de fato, a ficha limpa.

“Quem fizer uma declaração de contas não verdadeira no site é louco. A sociedade vai fazer a fiscalização e com certeza os adversários políticos também”, destacou o presidente do Instituto Ethos. Ele acrescentou que um aspecto importante do sistema que estará disponível no site é que a verificação da autenticidade das informações prestadas pelos candidatos poderá ser feita por qualquer pessoa.

A partir de ontem, o Instituto Ethos vai enviar uma carta aos partidos sobre o lançamento do projeto. Entidades, como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), fazem parte do projeto. O site custou cerca de R$ 30 mil e teve apoio de recursos do Escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Candidaturas são barradas pela nova lei

Enquanto o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) entendeu que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) não vale para condenações anteriores à sanção da nova regra, as cortes eleitorais de outros estados já barraram a candidatura de pelo menos sete candidatos com problemas na Justiça. Entre eles, estão dois deputados que tentavam mais quatro anos na Câmara. Silas Brasileiro (PMDB-MG) teve o registro de candidatura negado ontem pelo TRE de Minas Gerais. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (28). O líder do PP na Câmara, João Pizzolatti (SC), também foi barrado pelos juízes eleitorais catarinenses.

Na decisão, o juiz Benjamin Rabello, relator do caso envolvendo o peemedebista, afirmou que Silas Brasileiro foi condenado à suspensão de direitos políticos por oito anos por ato de improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em 23 de dezembro de 2002. “Cristalina, por conseguinte, a inelegibilidade do candidato, sendo manifestamente improcedente o pedido de registro requerido”, afirmou o magistrado.

De acordo com o TRE-MG, a negativa da corte em conceder o registro ocorreu por conta de uma notícia de inelegibilidade. A legislação eleitoral prevê que o Ministério Público Eleitoral (MPE), partidos políticos e coligações entrem com ações de impugnação de registro na Justiça. Além disso, qualquer cidadão pode apresentar informações sobre problemas nas candidaturas. Foi o que aconteceu com o peemedebista.

Na notícia de inelegibilidade, o cidadão informou à Justiça Eleitoral que o parlamentar está com os direitos políticos suspensos e é inelegível porque foi condenado por ato de improbidade administrativa. De acordo com a denúncia, houve lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito no caso do peemedebista. A notícia passa, antes de ser analisada pelo TRE, pelo MPE e é aberto período de defesa para o candidato. Essa não foi a única decisão em Minas Gerais que barrou uma candidatura com problemas na Justiça. Na terça-feira (27), a corte eleitoral negou por unanimidade o registro de Antônio Carlos Bouzada, candidato a deputado estadual pelo PCdoB. Ele está com os direitos políticos suspensos por ter sido condenado como co-réu em uma ação civil pública.

fonte: tribunadonorte

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cid Arruda participa de reunião no bairro Planalto



No domingo (25) a professora Regina reuniu os moradores do bairro Planalto para um encontro com o ex-prefeito de Nova Cruz Cid Arruda Câmara. Na ocasião, Cid falou sobre suas posições para as eleições de 2010. Disse que não se “mistura” com o atual Prefeito e que seu trabalho é de oposição séria a atual administração municipal. Cid disse que este ano está realizando um trabalho em prol das candidaturas às reeleições de Raimundo Fernandes para Estadual e Fábio Faria para Federal, além de Agripino e Vilma para o senado e Rosalba e Robinson para o governo.

Na oportunidade, os moradores fizeram diversas reclamações sobre a atual administração. Eles citaram a falta do calçamento no bairro, limpeza urbana irregular, mal atendimento no setor da saúde, entre outros. Nada foi feito no bairro do Planalto.

Ao final da reunião os moradores demonstraram apoio as posições políticas do ex-prefeito.

Informações e fotos: Blog Impactante

Candidatos da coligação "A Força da União" fazem caminhada no Alecrim/Guarita

Fotos: Assessoria/Rosalba
Rosalba no corpo a corpo com o eletor

Muita gente na caminhada de Rosalba pelo Alecrim/Guarita

Rosalba cumprimenta eleitora

Rosalba e Robinson fazem campanha no Alecrim/Guarita


A coligação “A Força da União” fez caminhada nesta terça-feira(27) no Alecrim/Guarita, em Natal.

A candidata ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini; o candidato a vice, Robinson Faria; e os candidatos ao Senado, Garibaldi Filho e José Agripino, percorreram ruas e cumprimentaram populares.

Por onde passou Rosalba ouviu reclamação da população quanto a questões como segurança, educação e saúde.

Em comício-relâmpago, Rosalba disse que vai fazer mais por Natal e pelo interior. “Encontrei muitas pessoas que me pediram para melhorar a saúde e isso eu vou fazer quando for governadora”, declarou.

A candidata do DEM reafirmou o projeto de construção de mais um hospital em Natal e investimentos nos municípios.

Rosalba destacou que saúde, educação e segurança terão prioridade em seu governo.

Candidatos a deputado federal e estadual também participaram da caminhada com Rosaba, Robinson, Garibaldi e Agripino.

Dilma Rousseff já está em Natal

A presidenciável Dilma Rousseff já está em Natal.
O jato que trouxe a candidata acabou de chegar.
No hangar do aeroporto, foi recebida pelos governadoráveis Iberê Ferreira de Souza e Carlos Eduardo Alves, pelo seu vice Michel Temer (PMDB), com o peemedebista Moreira Franco, pelos presidentes do PT nacional Eduardo Dutra e local Eraldo Paiva, pelos senadoráveis Wilma de Faria (PSB), Hugo Manso (PT), Garibaldi Filho (PMDB) e Sávio Hackradt (PCdoB), pelos deputados Henrique Alves (PMDB), João Maia (PR), Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado (PSB), pelos deputados estaduais Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSB) e Álvaro Dias (PDT) (vice de Carlos Eduardo), pelos prefeitos Benes Leocádio (PP), de Lajes (e presidente da Femurn) e Maurício Marques (PDT), de Parnamirim...
Dilma segue agora para a 96FM, onde dará entrevista ao vivo.


Dona Dilma e seus dois governadoráveis: IBerê de um lado e Carlos Eduardo do outro. Mais Fátima Bezerra, Hugo Manso, Wilma de Faria, o vice Michel Temer, Sávio e Maurício Marques

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cid Arruda Reúne os Seus Amores para apresentar

Raimundo Fernandes como seu Candidato a Deputado


O deputado Raimundo Fernandes (PMN) vai a Nova Cruz nesta sexta à noite, para receber, com pompa e circunstãncia, o apoio do ex-prefeito Cid Arruda Câmara (PMN).
“Raimundo vai conhecer os meus amores de Nova Cruz”, disse Cid ao Blog, afirmando que irá reunir os amigos em casa para apresentar seu candidato a deputado estadual.
Sobre os ‘meus amores de Nova Cruz’, Cid explicou:
“Numa campanha minha levei a Banda ‘Roberto e Meus Amores’ e a oposição fez galhofa. Roberto foi e arrebentou. Os ‘Cidreiros’ adoraram já que Roberto era o cantor de minhas músicas. Daí ficamos nos tratando de ‘Meus Amores’. Então eu me refiro aos novacruzenses como ‘Meus Amores’ e eles para comigo também”.

A festa que reunirá os ‘Cidreiros’ em torno do ‘Bigodão’ terá início às 20 horas.
fonte: taisa galvão

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Agripino e Rosalba no Carrasco

- Publicado por Robson Pires

O senador José Agripino (DEM) amanheceu na Feira do Carrasco com a governadorável Rosalba Ciarlini (DEM). Chegaram no bairro das Quintas as 7 da manha. Cumprimentaram feirantes, ouviram reclamações e pedidos de melhorias para o bairro e principalmente para o comércio local.

Tomaram café e comeram bolo na barraca de Dona Joana que trabalha na feira desde 96. Por mais de duas horas visitaram as dezenas de barracas ao longo da chamada Avenida 11. E de lá seguiram para a APAE.

Instituto Start registra pesquisa para governo no TRE/RN

Publicado por Robson Pires

A empresa Start – Pesquisa e Consultoria protocolou no TRE/RN, sob o número 18673/2010, na terça (20), pesquisa eleitoral, que tem como contratante o jornal Correio da Tarde. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de julho. Foram ouvidas 1506 pessoas sobre intenções de voto para presidente da república, governador, senador e deputados federal e estadual.

Segundo informou a Start, inicialmente, a amostra é estratificada nas áreas de suas mesoregiões (IBGE), Central Potiguar, Leste Potiguar, Oeste Potiguar e Agreste Potiguar, e distribuída proporcionalmente, segundo a população de eleitores, em cada municipio componente, utilizando o método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho). A margem de erro máxima de 2,552%.

A pesquisa abrange 37 (trinta e sete) municípios do estado do Rio Grande do Norte, São eles: Apodi, Areia Branca, Açu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Carnaubais, Ceará Mirim, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Macaiba, Macau, Marcelino Vieira, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santana do Matos, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel, São Paulo do Potengi, Tangará, Tenente Ananias, Touros e Umarizal.

O custo da pesquisa é de R$ 17.500,00.

Deputado Raimundo Fernandes visita Nova Cruz na próxima sexta (23)


  1. O candidato a reeleição, deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) visita o município de Nova Cruz e participa de uma reunião na próxima sexta-feira, dia 23,na residência do ex-prefeito Cid Arruda Câmara com a presença de amigos novacruzenses.

  2. Em Nova Cruz, Raimundo Fernandes está sendo apoiado pelos líderes da região Cid Arruda e Germano Targino.


  3. Raimundo Nonato Pessoa Fernandes é um político de expressão na região Oeste. Ele é formado como Auditor Fiscal. Já foi prefeito de São Miguel, presidente da Assembléia Legislativa (1993-1995), Secretário para Assuntos Extraordinários da Prefeitura Municipal de Natal. Exerceu cinco mandatos na Assembléia, sendo atualmente, o 2º Secretário da Mesa Diretora.
  4. Raimundo, quando presidiu o Poder Legislativo, sancionou/aprovou a Lei Estadual, de número 6.503/93, que garante aos estudantes secundaristas, cursinhos, cursos profissionalizantes e universitários, o DIREITO A MEIA ENTRADA em Teatro, Cinema, Parque de Diverssões, Estádio de Futebol, Parque de Vaquejada e Casa de Show, ou seja, são mais de 500 mil estudantes sendo beneficiado por esse projeto.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Confira a agenda dos candidatos ao governo do RN para esta quarta-feira


A candidata ao Governo do Estado Rosalba Ciarlini (DEM) tem agenda programada nesta quarta-feira (14) com atividades parlamentares em Brasília, onde atua como Senadora. Já Carlos Eduardo, participa hoje à noite de uma sabatina no Crea/RN com o tema “Problemas e Soluções de Infra-estrutura do Rio Grande do Norte”.

O governador Iberê Ferreira (PSB) faz caminhada no bairro de Felipe Camarão, com concentração em frente à Fundação Bradesco. À noite, concede entrevista e depois, participa de evento para discutir plano de governo para regiões do Litoral Sul e Agreste, no Centro Social de São José de Mipibu.

A agenda de Sandro Pimentel (PSOL) para hoje é composta por uma reunião em Serra de São Bento com o candidato a deputado estadual Marcone Medeiros, no período da manhã. A tarde, ele discute estratégias com a equipe de comunicação da campanha na sede do partido.

Simone Dutra (PSTU) participa de entrevistas pela manhã e a tarde, reune sua equipe e o diretório Estadual do partido.

O candidato Bartô Moreira (PRTB) e Roberto Ronconi (PSDC) ainda não enviaram as agendas de hoje.

Rosalba participa de mais um bate papo ao vivo, no Amigos da Rosa


Ontem à noite, a senadora e candidata a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), participou de mais um videochat, que acontecia do www.amigosdarosa.com.br.

Na oportunidade, Rosalba pôde conversar com aproximadamente 100 pessoas que estavam interagindo com ela.

Esse foi o segundo vídeochat que teve a participação ao vivo da governadorável.

Rosalba Ciarlini recebe o apoio do ex-prefeito de Frutuoso Gomes, Fágner Suassuna

Foto: Assessoria/Rosalba
Ex-prefeito Fágner Suassuna anuncia apoio a Rosalba


A senadora Rosalba Ciarlini(DEM), candidata ao Governo do Estado pela coligação “A Força da União”, recebeu hoje o apoio do ex-prefeito de Frutuoso Gomes, Fágner Suassuna(PP).

Fágner esteve em Natal juntamente com o ex-prefeito de Marcelino Vieira, Iramar de Oliveira(PR), que também vota em Rosalba.

“Eu acompanho o trabalho de Rosalba no Senado e acompanhei suas três gestões como prefeita de Mossoró. Rosalba é um exemplo para o nosso Estado e vai fazer muito pelo RN”, disse Fagner.

Entrevista

Rosalba Ciarlini será a entrevistada de hoje da Rádio Globo Natal.

Entrevista irá acontecer às 18 horas.

Ontem o entrevistado foi Sandro Pimentel, candidato ao Governo pelo PSOL.

Amanhã será a vez de Carlos Eduardo, candidato do PDT a governador.