terça-feira, 27 de abril de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

É inconcebível, hoje em dia, se pensar numa mudança de atitude do homem em relação à preservação do meio ambiente sem pensarmos na contribuição fundamental que têm as escolas nesse processo.

Sim, porque é exatamente nas escolas onde tudo começa. Do aprendizado das letras, dos cálculos numéricos e dos descobrimentos científicos, passando pela consciência da nossa cidadania, até atingirmos os problemas que hoje começam à continuidade da vida no planeta Terra, são nos bancos escolares que as ideias são construídas e ganham força.

Disseminar ideias positivas e contribuir para o crescimento do nosso povo é uma missão que todo educador, independentemente de sua área de atuação, deveria abraçar. E, especialmente, no que se refere às questões ambientais – nesse momento onde muito se fale em aquecimento global, esgotamento dos nossos recursos energéticos, contaminação dos lençóis freáticos, destruição de nossa fauna e flora, etc – essa missão deveria ganhar a adesão entusiasmada de todos. Isso porque simplesmente estamos todos no mesmo barco. E em caso de naufrágio, não há outro barco para nos refugiarmos.

E falando em educação ambiental, não devemos nos olvidar, é preciso sempre unir teoria e prática. Coisas simples, como plantar algumas árvores e cuidar delas até que atinjam certo porte, usar racionalmente nossas águas, descartar ecologicamente o lixo domestico produzido, etc. em resumo: incentivar nossas crianças e jovens em hábitos positivos. E isso pode fazer muita diferença nos próximos anos.

Nenhum comentário: