Fotos: Afrânio Patricio

Fernando Borges, Gilma, Sonia Ferreira e Carlinhos.
Fernando Borges, Gilma, Sonia Ferreira e Carlinhos.
Significado do Nome
NOVA CRUZ
DUDA XUÁ, LOCUTOR OFICIAL DA CAMPANHA FLÁVIO AZEVEDO VAI DE BERÊ! BERÊ! BERÊ!
O PR do deputado João Maia quer mostrar que está totalmente engajado na campanha do governador-candidato Iberê Ferreira de Souza.
Tanto que se preparou meeesmo para participar da feijoada promovida por amigos de Iberê, para festejar o fim do tratamento dele contra um câncer, já extirpado, e a entrada dele, em definitivo, na campanha de reeleição.
O encontrão será domingo, a partir do meio dia, nas mangueiras da Vila Folia.
O PR adiou, inclusive, a etapa dos encontros do partido que estão sendo realizados pelo Estado afora.
O de domingo seria com os filiados da região do Mato Grande.
No domingo, o PR vai chegar chegando, como chegaria qualquer partido apto a indicar o vice-governador,
ao evento programado para Iberê.
Bottons e faixas estão sendo confeccionados para ‘azular’ a Vila Folia.
E o Blog mostra em primeira mão...a arte assinada pela agência do publicitário Pedro Ratis.
O modelo do Bottom
As faixas de diretórios do PR de algunsmunicípios
PEQUISA BAND POPULI
Na pesquisa Band Vox Populi, encomendada pela Band Natal, os resultados para governador do RN foram:
* Pesquisa espontânea:
17% Rosalba Ciarlini
6% Iberê Ferreira de Souza
3% Carlos Eduardo Alves
2% Wilma
* Pesquisa estimulada:
49% Rosalba Ciarlini
16% Carlos Eduardo Alves
15% Iberê Ferreira de Souza
2% Miguel Mossoró
1% Sandro Pimentel
1% Simone Dutra
A pesquisa foi realizada em 33 municípios, com 700 pessoas. Os votos brancos e nulos somaram 8%, mais até que alguns candidatos.
Na pesquisa espontânea, a ex-governadora, Wilma de Faria, que não será candidata foi lembrada por 2% das pessoas que participaram da pesquisa. Ainda na pesquisa espontânea, 66% das pessoas disseram outros.
FONTE:/www.robsoncarvalho.com
Quando Alfredo sant’ana falava no oitão da igreja ou via-se na cabeceira da ponte”dizem em tom de brincadeira os amigos dele ,que ainda hoje guardam a imagem daquele que foi um dos pesonagens mais controvertidos da história de nova cruz. Alfredo Agusto de san’tana nasceu em Mataraca, Municipio de Mamanguape,Paraíba 1893 chegou a nova cruz aos dois anos de idade e aqui ficou raízes tornando-se uma figura polêmica pela sua maneira de ser. Só falavra gritando e chamando nome feio principalmente quando ia a feira e se espantava com os altos preços. “certa vez conta filho Juscelino ele chegou perto de um vende dor de maxixe e gritou esse maxixe foi do cemitério foi da cova da sua mãe respondeu o barraqueiro eles desconversou e terminou comprando o maxixe.
Antes de fixar a residência em nova cruz, Alfredo San’tana viveu alguns anos na Amazônia trabalhando duro na borracha e no seringal ao lado do seu pai Nicolau Lucio de sant’ana .Catarina sua mãe ficou em nova cruz. Lá ele ajudou a construir a estrada de ferro madeira/Mamoré ,ligando porto velho a Bolívia,construída pelo marechal Rondon. Aos 20 anos Alfredo sant’ana regressou a nova cruz para mascatear tecido em lombo de burro ao lado do sobrinho Eurico da Silveira Borges, com as economias trazidas da Amazônia e da venda de tecido,ele comprou as propriedades cajazeiras (nova cruz),poço cercado (campestre)e cacimba de baixo (serra caiada).da união com três mulheres houve sete filhos:Maria das neves,Juscelino augusto,Josefa Virgínia ,Nicolau Lúcio,Catarina Brígida e Higino Nicolau,este vereador em nova cruz a herdeiro político.
Alfredo sant’ana era conhecido em nova cruz pelo temperamento forte . voz alta,mas coração bondoso. Dizem as pessoas que longe se ouvia os seus gritos dizendo palavrões. Gosta de jogar baralho no bar de Pedro Luiz e frequentar com assiduidade a farmácia de Carlucio, o posto de Reginaldo Miranda e a loja de Antônio Neco onde discutia qualquer assunto, sempre com um 38 cheio de balas no quarto. Apesar de andar armado repentes mas logo voltava as boas. Era malcriado, no entanto,não guardava rancor nem nunca se meteu em rabo de foquete. Apenas bate-boca, uma das manias de Alfredo sant’ana era conversar com amigos, entre eles, Antonio arruda,doto jacinto,lula Moreira Pedro Targino, Djama marinho,Theodorino bezerra, Chico bezerra Jacó pinto e seu tores.apesar de só ter chegado ao quarto ano primário, Alfredo de sant’ana discutia qualquer assunto.era um autodidata.
Com seu jeito Alfredo sant’ana conseguia agradar uns pela sinceridade e desagradar a outros pelo atrevimento de dizer tudo que pesava na cara das pessoas não levava desaforo para casa. Comesse temperamento intempestivo ele conseguiu ser vereador, vice-prefeito e deputado estadual. Foi também, delegado de policia e juiz de paz em nova cruz. Eleito deputado pelo PSD em 1947, tinha como líderes políticos, João câmara, Juvenal Lamartine e Silvio pedroza. Como deputado foi autor do projeto que permitiu a construção da ponte no rio Curimataú , que dá acesso a cidade. Nestre mesmo ano foi eleita a chapa formada por João câmara )senador),Dioclécio Duarte (dep. federal) e Alfredo Sant’ana (dep. Estadual).1948 ele rompeu com Lauro arruda a passou a apoiar totô jacinto para prefeito totô jacinto perdeu a eleição para Lauro. Em seguida Lauro se canditatou-se a dep. Estadual e ganhou a eleição ,tomanto a cadeira de Alfredo sant’ana. A parti daí ele se afastou da política e ficou em nova cruz Alfredo sant’ana e morreu em 10 de abril de 1976. JOAQUIM PINHEIRO
O jornal Gazeta do Agreste envolveu o nome do ex-prefeito Cid Arruda Câmara tentando amenizar a mais recente crise da atual administração de Nova Cruz, quando o prefeito Flávio Azevedo (PMDB) deixou que a Cosern cortasse a energia de diversos prédios públicos.
Cid Arruda, em contato com o blog, mandou o e-mail abaixo que ora mandaria para o site do jornal Gazeta do Agreste. Confira as palavras de Cid:
"Senhor Redator,
Com relação à matéria publicada nesse Blog sob o título: " Crise: Sem dinheiro e agora sem energia", na qual envolve meu nome, gostaria de, em atenção aos leitores, prestar os seguintes esclarecimentos:
- Assumi a Prefeitura no dia 1º de janeiro de 2001. Na época o Governador do Estado era o hoje Senador Garibaldi Alves Filho.
- A Concessionária de Serviços Elétricos do Estado (COSERN), antigamente estatal, tinha sido privatizada. Um grupo espanhol - Iberdola - os novos donos.
- Os débitos das Prefeituras para com a Cosern foram transferidos para a Iberdola, que procurou recebê-los.
- Praticamente todas as Prefeitura do Estado encontraram débitos das administrações anteriores.
- A COSERN começou a negociar esses débitos com as Prefeituras. Para pressioná-las ameaçou-as mandando fazer cortes de advertências.
- Como em outros municípios foram à Nova Cruz e desativaram por algumas horas três prédios públicos.
- Reclamei de imediato. Tudo foi restabelecido e voltamos à mesa de negociações.
- Acertamos um parcelamento da dívida das outras administrações e que a manutenção da iluminação pública que antigamente era feita pela COSERN, passaria para a responsabilidade da Prefeitura.
- Após isso, enviei para a Câmara um Projeto de Lei criando a COSIP - Contribuição dos Serviços de Iluminação Pública - visando ajudar o município no pagamento desse parcelamento. O Projeto foi aprovado pela Câmara e passou a ser Lei.
- O atual Prefeito de nossa cidade, Flávio Azevedo, à época na oposição, foi um crítico feroz da criação dessa Lei, chegando ao ponto de prometer em palanque que se eleito iria extinguí-la.
- Isso não aconteceu. Em 2004 fui reeleito Prefeito de nosso município.
- O Parcelamento dos débitos pactuados com a Cosern se prolongou até o mês de janeiro de 2008. Todas as prestações foram pagas religiosamente em dia.
- Com a situação com a Cosern equacionada, mandei para a Câmara uma proposição para a extinção da COSIP. Com 8 votos favoráveis e 1 abstenção a COSIP foi extinta.
- Continuamos administrando o município sem mais a COSIP, no entanto, mantivemos todos os pagamentos com a Cosern em dia, tanto dos prédios públicos, como da Iluminação Pública.
- Saí da Prefeitura em 31 de dezembro de 2008. Não deixei para meu sucessor nenhum parcelamento com a Cosern, nem tão pouco nenhuma conta de responsabilidade da Prefeitura para que ele pagasse.
- A cidade foi entregue bem iluminada e com um serviço de manutenção funcionando eficientemente. Repito: Sem qualquer dívida também nesse setor, nem com a concessionária, nem com fornecedores, nem tão pouco com os prestadores de serviços elétricos.
- Ao assumir a Prefeitura, o atual Prefeito, entrou na Justiça para o retorno da COSIP. Conseguiu uma Liminar e a Taxa de Iluminação Pública voltou a ser cobrada dos novacruzenses.
- Ontem, retornando mais uma vez à minha cidade presenciei uma cena inédita em nossa cidade. A energia do prédio da Prefeitura foi cortada e os funcionários liberados do expediente por não terem as mínimas condições de trabalho. Depois fui sabedor que o corte de energia não estava restrito à Prefeitura, mas a outros prédios como: Mercado Público; Secretarias; Ginásio Poliesportivo; Rodoviária etc.
- Segundo era voz corrente na cidade, o motivo dos cortes de energia se deve o fato de que, mesmo com a COSIP sendo cobrada do munícipes, a Prefeitura estava em atraso com a COSERN.
Esses são os fatos. A verdade do que se passou na minha administração acabei de relatar com toda a transparência e verdade. Cabe ao atual Prefeito esclarecer o que se passa atualmente em nossa cidade em termos administrativos. Esse é mais um fato lamentável que precisa ser esclarecido ao novacruzense.
Á imprensa cabe relatar os fatos com imparcialidade, sem querer "tapar o sol com a peneira". Mesmo porque nesse caso, além disso, não é só o sol, já que a escuridão dos prédios e das ruas novacruzenses está aí para "todo mundo ver".
Esperando que esses meus esclarecimentos sejam divulgados na íntegra por esse prestigioso jornal, aproveito a oportunidade para cumprimentar os leitores do "Gazeta do Agreste"
Atenciosamente,