quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Nova Cruz: MP quer rigor na apuração de crimes eleitorais.


Tendo em vista a proximidade do pleito eleitoral de 07 de outubro, a Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Cruz expediu Recomendação às Autoridades Policiais dos Municípios de Nova Cruz/RN, Montanhas/RN, Passa e Fica/RN e Lagoa D’anta/RN para que estes mantenham rigor na coibição e apuração das condutas que configuram crime eleitoral, além de outras previstas na legislação eleitoral.

Dentre as condutas mencionadas na Recomendação está doar, oferecer, prometer doar, solicitar ou receber dinheiro, dádiva, ou vantagens pessoais de qualquer natureza, como materiais de construção, vestuários, consultas e receitas médicas, remédios, alimentos etc, pelo Candidato ou por “cabos eleitorais”; utilizar organização comercial de vendas, distribuição de mercadorias, prêmios e sorteios para propaganda ou aliciamento de eleitores, dentre outros.

CLIQUE AQUI e confira e Recomendação

Nova Cruz: Debate acontece hoje, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo



A partir das 20 horas desta quinta-feira, 27, a cidade de Nova Cruz terá a oportunidade de ouvir as propostas dos planos de governo dos candidatos a prefeito. Baseado nas regras, os candidatos terão três blocos para falar na apresentação e defesa das propostas do futuro gestor executivo municipal, para os próximos quatro anos, do município de Nova Cruz/RN,  através de perguntas e respostas sobre os temas:  Educação,  Habitação,  Saúde,  Segurança, Cultura, Esporte/lazer, Infraestrutura/Limpeza urbana e rural, Meio ambiente/Desenvolvimento sustentável,   Geração de emprego e renda,  Assistência Social e  Transparência na gestão pública. 

O debate acontecerá no Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 20 horas, com transmissão, ao vivo, pela rádio 107 FM, http://www.radioagrestefm.com.br/, como também através deste blog e do site da Paróquia de Nova Cruz: http://www.paroquiadenovacruz.com

A Paróquia da Imaculada Conceição tomou a iniciativa de realizar um debate eleitoral democrático, com o objetivo de envolver e conscientizar os fiéis leigos da importância de certas ações oriundas da política, concernente a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, uma sociedade que respeite a dignidade humana, tendo como um dos eixos norteadores a política correta, coisa que acreditamos contribuir na construção de um “novo céu e uma nova terra” (Apo 21.1). Texto de apresentação das regras. 

Fonte: Pascom Nova Cruz-RN

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Germano Targino fala sobre episódio em Primeira Lagoa...


Em entrevista exclusiva ao blog, Germano Targino esclarece detalhes do episódio ocorrido na última segunda-feira (17) na comunidade de Primeira Lagoa, no qual ele foi acusado de agredir um morador local.

BLOG: Na tarde noite da última segunda-feira a coligação "Nova Cruz no Rumo Certo" realizou seu movimento político na comunidade de Primeira Lagoa durante as visitas ocorreu algo que lhe chamou atenção?

GERMANO: Não, tudo ocorreu na mais perfeita normalidade e dentro do previsto pela coligação.

BLOG: Você ou Cid chegaram a visitar a residência do senhor Mailson dos Santos?

GERMANO: Durante as visitas vamos em todas as residências que nos receberem e passamos pela casa desse cidadão e fomos atendidos pela mãe  dele. Ela disse que nessa campanha não votaria em Cid mesmo tendo votado em mim em 2008. Falei que era uma democracia e respeitava a posição dela.

BLOG: Você chegou a citar algum ato do senhor Mailson?

GERMANO: Na mesma conversa na qual falei que respeitava a decisão dela em não votar em Dr. Cid pedi para ela aconselhar o filho pois o mesmo estava andando para cima e para baixo com um carro tocando uma música que insultava nossa coligação e naquele momento não era propício aquela atitude, que as eleições passavam e todos nós teriamos que continuar convivendo naquela comunidade. Ela disse que falaria com ele.

BLOG:  O que ocorreu depois de sair dessa casa?

GERMANO: Continamos as visitas normalmente e no final da tarde retornei a minha residência na Fazenda Trincheiras, por volta das 19 horas eu e Monique voltamos a Primeira Lagoa para pegar Dr. Cid que havia continuado nas visitas, para jantarmos e nos prepararmos para o arrastão e comício. Quando chegamos a Primeira Lagoa Mailson se aproximou do meu carro e assenou com a mão para eu parar o veículo, parei e baixei o vidro, ele se aproximou de mim e disse sua mãe já havia falado com ele, então disse que não queria conversa com ele naquele momento e posteriormente conversariamos, subi o vidro do carro fui até onde estava Dr. Cid e retormanos a minha residência.

BLOG: Depois desse momento que você relatou o Sr. Mailson dos Santos prestou queixa contra você o acusando de ter mostrado uma arma de fogo, tipo revolver para ele. O que você tem a dizer sobre isso?

GERMANO: Uma verdadeira armação contra mim, você acha que eu iria para um movimento político armado? E tem mais, com que intuíto eu mostraria uma arma para ele de dentro do meu carro? Coisas sem sentido.

BLOG: Quando você soube da queixa contra você?

GERMANO: Na manhã de terça-feira quando recebi a intimação.

BLOG: Já houve a audiência?

GERMANO: Sim, na manhã de hoje (quarta-feira) e o que mais me surpreendeu é que o cidadão relatou que era contratado de Flávio Azevedo para realizar atividades da campanha.

BLOG: Quais as providências que serão tomadas daqui para frente?

GERMANO: Entramos com uma queixa crime contra o Mailson Santos, por denuncia caluniosa. Agora ele vai ter que provar que eu mostrei uma arma para ele.

Vejam o boletim de ocorrência (click na imagem para ampliar)


BLOG: Qual o seu sentimento depois desse ocorrido e de toda repercussão que tomou, sendo noticiadas em vários blogs e até na imprensa estadual?

GERMANO: De indignação, não apenas pela armação que foi armada contra mim, mas de saber que um prefeito de uma cidade como Nova Cruz sobe num palanque eleitoral para mentir, dizendo que eu teria puxado uma arma para um pai de familia e que eu naquele momento estava preso. Isso só mostra o destempero do prefeito em tentar fugir dos assuntos de interesse de Nova Cruz, como o fechamento do matadouro público e o resultado da pesquisa. O bom é que no mesmo momento que ele dizia no palanque que eu estava preso, estava acontecendo o comício em Primeira Lagoa e eu estava no palanque pronto para discursar, mais uma prova das mentiras que andaram falando deste segunda-feira.

BLOG: Algum outro esclarecimento que você deseja fazer?

GERMANO: Não, acho que já é o suficiente para mostra para todos que armaram para mim, mas a política vai passar as verdades irão aparecer.

Fonte: Professor João Maria

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Jornalista do panorama politico Anna Ruth Dantas repercute nota de Cid Arruda

Na íntegra essa é a noticia da Jornalista Anna Ruth Dantas 

Prefeitável de Nova Cruz, Cid Arruda desmente denúncia feita por Flávio Azevedo

Candidato a prefeito de Nova Cruz pelo PSB, Cid Arruda negou as denúncias feitas pelo prefeito Flávio Azevedo (PMDB), que, durante comício, criticou o ex-gestor Germano Targino por estar fazendo supostas ameaças.
“Amigos, isso jamais ocorreu. Essa denúncia do Prefeito de nossa cidade é mais uma demonstração do desequilíbrio do atual mandatário de nosso município. Nós, que fazemos a Coligação “Nova Cruz no Rumo Certo” além de repudiarmos essa mentira, vamos entrar judicialmente contra o autor dessa boataria mentirosa, o Sr. Flávio Azevedo Rodrigues de Aquino”, escreveu Cid Arruda, no Facebook. Ela fez o relato de todo ocorrido na comunidade de Primeira Lagoa e destacou que “tudo ocorreu no clima de tranquilidade”.

Nova Cruz: Cid Arruda desmente denúncia feita pelo prefeito Flavio Azevedo no comício de segunda feira

Em sua página do Facebook e através do microblog Twitter, o Candidato à Prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara expediu nota aos Novacruzenses desmentindo categoricamente a denúncia feita pelo Prefeito de Nova Cruz em seu discurso da última 2ª Feira em nossa cidade.

Na íntegra, essa é a nota do Ex-Prefeito Cid Arruda Câmara :

MAIS UM ATO DE DESESPERO DE UMA PESSOA INSANA E DESPREPARADA

Meus conterrâneos Novacruzenses,

Nessa 2ª Feira, dia 17 de setembro, minha programação na comunidade de 1ª Lagoa começou por volta das 15:00 hs quando cheguei à séde da Fazenda Trincheiras. Tínhamos na programação um arrastão, seguido de um comício. O local do comício previsto, o largo entre a Quadra de Esportes e a Igreja de São Francisco de Assis. Fui procurado pelo amigo, Ex-Vereador João Anulino, responsável p
ela montagem da estrutura dizendo que haveria uma missa e que seria bom que modificássemos o local. Saí em companhia do amigo Germano Targino para definirmos essa nova situação que se apresentava. Consultando as pessoas ligadas à Igreja Católica da comunidade, fomos informados que não haveria a missa, mas um terço, que começaria às 19:00 hs e terminaria antes das 20:00 hs e que seria perfeitamente possível realizarmos naquele local o nosso comício. Definido o local do comício partimos para definir o trajeto do arrastão para que não interrompesse, conforme Portaria nº 003/2012, expedida pelo Exmo. Sr. Juiz Eleitoral da 12ª Zona, as pistas de rolamentos da RN-269 (NovaCruz-Passa e Fica).
Definido o local do comício e o trajeto do arrastão, começamos a fazer, em companhia de amigos de 1ª Lagoa e de nossa cidade, nossas visitas aos moradores de 1ª Lagoa. Essas visitas transcorreram no mais absoluto clima de paz e terminou por volta das 19:00 hs. na casa dos amigos Sales/Bilega
Hoje ao acordar tomei conhecimento de que os adversários haviam espalhado na cidade que nosso amigo Germano havia brigado e que não havia participado do comício por ter ficado preso. Aos que me perguntavam eu respondia a verdade: nada disso tinha acontecido.
Agora a pouco acessando o Blog da Jornalista Ruth Dantas, Panorama Político do Jornal Tribuna do Norte, ví a seguinte matéria (INSEGURANÇA NA ELEIÇÃO DE NOVA CRUZ http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico/inseguranca-na-eleicao-de-nova-cruz/76786 ), repercutindo MAIS UMA DAS MENTIRAS lançadas pelo insano Prefeito de Nova Cruz.
Amigos, isso jamais ocorreu. Essa denúncia do Prefeito de nossa cidade é mais uma demonstração do desequilíbrio do atual mandatário de nosso município. 
Nós, que fazemos a Coligação "Nova Cruz no Rumo Certo" além de repudiarmos essa mentira, vamos entrar judicialmente contra o autor dessa boataria mentirosa, o Sr. Flávio Azevedo Rodrigues de Aquino.
Esses são os fatos. Essa é a Verdade.

domingo, 16 de setembro de 2012

Consult: Cid Arruda lidera pesquisa em Nova Cruz


A Rádio Agreste FM divulgou neste domingo, 16, resultado da Pesquisa Consult sobre a sucessão de Nova Cruz. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o protocolo nº: 000103/2012.
Estimulada

Cid Arruda (PSB) – 56,22%
Flávio Azevedo (PMDB) – 32,67%

Nenhum – 3,56%
Não Sabe – 7,56%
Espontânea

Cid Arruda (PSB) – 52,89%
Flávio Azevedo (PMDB) – 32,22%

Não Sabe – 14,89%
Fonte: Robson Pires

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Comissão e Coligações definiram regras do debate



Aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 12, a reunião com a Comissão Paroquial do Debate, representantes das duas coligações: "Nova Cruz no Rumo Certo" e "A força do Povo", e do Setor Social da Arquidiocese de Natal, através do SAR - Serviço de Assistência Rural, para definição das regras do Debate Político Democrático, que será promovido pela Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. 

A reunião começou com as boas vindas do Pároco e Presidente da Comissão, Pe. Francisco de Assis Inácio, que abordou o objetivo do debate: A realização de um debate eleitoral democrático consiste no convite aos fiéis leigos para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana tendo como a política correta uma das ferramentas de contribuição ao surgimento de um “novo céu e uma nova terra” (Apo 21,1)

Pe. Assis disse da iniciativa da realização do debate está de acordo com as normas da Igreja Católica, através da CNBB, Arquidiocese e Documentos da Igreja. "Tal iniciativa encontra-se amparada na insistência da Igreja na participação na política, uma vez que é sabido que os últimos papas têm convocado os fiéis católicos para participar da política ativamente, considerando que a política correta é um meio forte de viver a caridade, devendo visar o bem comum", falou Pe. Assis e ainda citou um trecho do Concilio Vaticano II  através do Documento“Gaudium et Spes”:

O Concilio Vaticano II declara : “Lembre-se, portanto, todos os cidadãos ao mesmo tempo do direito do dever de usar livremente o seu voto para promover o bem comum. A Igreja considera digno de louvor e consideração o trabalho daqueles que se dedicam ao bem da coisa pública serviço dos homens e assumem os trabalhos deste cargo” (GDS 75)
 .



O Diácono Marcio Francisco falou sobre o convite feito do Pe. Assis ao Setor Social para o debate de Nova Cruz, cuja finalidade é apenas apresentar a todos os fieis as propostas dos candidatos a prefeito e que a comissão não pretende induzir na escolha do candidato. "O debate consiste exclusivamente em apresentar e defender as propostas de gestão para os próximos quatro anos no exercício do cargo de prefeito do município de Nova Cruz", disse Diácono Márcio.


As regras foram esplanadas ponto a ponto e definida por todos os participantes da reunião. Na ocasião foram feitas alguma alterações, entre essas, o local do debate, que anteriormente estava previsto para o Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz, por motivo de segurança externa por se tratar da RN 120, cuja movimentação de veículos é constante, foi definido um novo local  que será o Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo.  

O Debate Politico Democrático acontecerá dia 27 de setembro a partir das 20 horas, no CNSC e será transmitido pelas rádio locais. Na próxima sexta-feira, dia 14, acontecerá mais uma reunião com os membros da comissão. 
Membros da Comissão

Membros da Coligação A Força do Povo

Membros da Coligação Nova Cruz no rumo certo

Diácono Márcio e Evaldo do Setor Social da Arquidiocese de Natal


Pe. Assis falando aos participantes da reunião
Fonte: Pascom Nova Cruz 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

IBAMA INTERDITA MATADOURO PUBLICO DE NOVA CRUZ E PREFEITURA É MULTADA.


Agente do Ibama Lacrando o Matadouro Público
 


Uma equipe do IBAMA e da Polícia Militar Ambiental do RN, esteve nesta manhã no Matadouro Público de Nova Cruz realizando diligência afim de verificar em loco, denúncias feitas sobre a situação de penúria e abandono em que está aquele equipamento.


O Agente Pedro Luiz - do IBAMA estava acompanhado pelos policiais, o Sargento Medeiros e pelo soldado Edmilson, ambos do policiamento ambiental - Natal, informou a nossa reportagem que o motivo daquela diligência seria baseado em denúncias feitas pelo 0800, em que informavam a situação de abandono e de penúria em que trabalham os machantes locais. Também acompanhou a equipe o Secretário Municipal de Agricultura Joao Miguel.

 
  
  
 
 
Eles constataram que o Matadouro apenas teve uma pintura por fora, mas que por dentro todo tipo de degradação existia, tanto nos equipamentos quanto no serviço de esgotamento que é insuficiente e todo danificado.
Verificaram também que do lado de fora, do Matadouro lama e os dejetos estavam a céu aberto, além da fossa que vive estourada causando uma terrível fedentina, o que não permitia a continuidade do abatimento e tratamento de carnes no local, sob fortíssimo risco de contaminação.
 
  
  
  
Segundo o Agente do IBAMA, além da interdição do Matadouro, a Prefeitura Municipal foi multada em 100 mil Reais.

 
 

EM TEMPO.: No programa Nação Nova Cruz - Radio Agreste FM e através dos vários bloguistas de Nova Cruz, inúmeras foram as denúncias do estado de degradação total em que está entregue o nosso Matadouro público. Foram colhidos diversos depoimentos de moradores do bairro Lica Moreira, proximo ao prédio que vivem uma situação de verdadeira "calamidade público" devido a fedentina que toma conta diariamente de suas vidas, principalmente nos dias que antecedem as feiras livres em que um maior número de animais é abatido.

A PREFEITURA: O caso do Matadouro vem se arrastando. O atual Prefeito em seu programa Institucional havia informado que iniciaria as obras do novo Matadouro Público Municipal, mas há dois anos e meio depois destas declarações, apenas uma pintura foi feita no atual Matadouro, e alguns tijolos foram edificados no novo Matadouro, obra aliás que também está parada, sem se saber dos reais motivos.

 Matadouro atual só pintura. Velhos problemas não foram solucionados. Maquiagem pura.
Este é o matadouro novo. Não passa de 4 paredes...


OPOSIÇÃO: É bom lembrar que os que fazem a oposição em Nova Cruz, no caso Cid Arruda Câmara, quando Prefeito conseguiu comprar o terreno para a construção do novo Matadouro e também, conseguiu os recursos para a construção do mesmo já no final de seu governo. Não houve tempo para o início da obra que ficou para ser feita pelo atual Prefeito, coisa que se arrasta a quase 4 anos sem solução de contiunidade. 

EM FIM, quem sofre com mais essse DESCASO da atual administração municipal é o povo. É aquele MACHANTE ou o VENDEDOR das carnes que terão que procurar, pelo menos por enquanto, outro local para abater seus animais.. Vamos aguardar o desenrrolar dos fatos.

Matéria Claudio Lima / Reportagens e fotos: Duda Xua ( xuadoagreste.com.br)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Domingo será divulgada pesquisa da Consult sobre disputa eleitoral em Nova Cruz


Vai ser divulgada no próximo domingo (16), uma pesquisa Consult sobre a disputa entre o prefeito Flávio Azevedo (PMDB) e o ex-prefeito Cid Arruda Câmara (PSB).
De acordo com número do protocolo: RN-00103/2012, a pesquisa foi encomendada pela Agreste FM Comunicações Ltda, no valor de R$ 4 mil. A Consult ouviu 450 eleitores no último sábado (8).
Fonte: Nova Cruz Oficial

Deputada Federal Fátima Bezerra do PT grava depoimento para o candidato a prefeito Cid Arruda - Nova Cruz


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TRE julga improcedente recurso do PSD de Nova Cruz...

O TRE-RN através do Dr.  Nilson Roberto Cavalcanti Melo, determinou improcedente o pedido dos vereadores candidato pelo PSD quanto a permanecer na coligação "A Força do Povo".

A decisão na íntegra traz o seguinte texto:



Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE
ACÓRDÃO N. 14846/2012

Embargos de Declaração no(a) RECURSO ELEITORAL nº 201-72.2012.6.20.0012 - Classe 30ª
Embargante(s)(s): COLIGAÇÃO A FORÇA DO POVO (PTB, PMDB, PR, DEM, PSDC, PMN, PSD)

Advogado(s): JOÃO VICTOR DE HOLLANDA DIÓGENES, ANALUZIA DA ROCHA LEMOS, FABIO LUIZ MONTE DE HOLLANDA E TIAGO FERNANDES DE SOUZA

Embargado(s)(s): COLIGAÇÃO NOVA CRUZ NO RUMO CERTO (PSB, PP, PDT, PT, PPS, PMN, PV, PSDB, PSD E PCdoB)

Advogado(s): THIAGO ALEXANDRE DO NASCIMENTO, WANDERSON SILVA AZEVEDO,
SAMMUEL BRUNNO HERCULANO REZENDE E CYRUS ALBERTO DE ARAÚJO BENAVIDES
EMENTA: RECURSO ELEITORAL - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO- ALEGAÇÃO DE OMISSÃO - INEXISTÊNCIA - PRETENSA REDISCUSSÃO DA CAUSA - CONHECIMENTO E IMPROVIMENTO.
Não havendo quaisquer dos vícios capazes de ensejar os Embargos   Declaratórios, enumerados no art. 275 do Código Eleitoral, não tem ele como prosperar, principalmente quando se evidencia que a Embargante pretende
obter a modificação do julgado, renovando argumentos já deduzidos, e superados, por ter sido efetivamente analisada toda a matéria posta à  apreciação. Conhecimento e improvimento.

Sob a presidência do(a) Excelentíssimo(a) Desembargador(a) JOÃO BATISTA RODRIGUES REBOUÇAS, ACORDAM os Juízes do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, por unanimidade de votos, em conhecer e negar provimento aos embargos, nos termos das notas de julgamento, partes integrantes da presente decisão. Anotações e comunicações.

Natal(RN), 06 de setembro de 2012.
JUIZ NILSON ROBERTO CAVALCANTI MELO - RELATOR
Em resumo, o julgador disse que não havia nenhum erro no processo e que os argumentos utilizados já haviam sido discutidos, julgados e ja se encontravam superados. 
Fonte: Blog professor João Maria .

Nova Cruz: Juventude faz Arrastão da Independência...


... Foi com esse título que a juventude ligada a Coligação "Nova Cruz no Rumo Certo" percorreram as ruas de Nova Cruz na noite desta quinta-feira (06) que também marcou a partida para as movimentações políticas da semana.


Esse evento vem se repetindo ao longo da campanha, o que no início servia com "esquente" para as grandes movimentações, agora tomou dimensões tão grandes que já entrou no calendário da campanha e toda semana os jovens já se perguntam qual o dia do Arrastão.



Fonte: Professor João Maria

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Paróquia de Nova Cruz promoverá debate


A Paróquia da Imaculada Conceição promoverá um debate entre os dois candidatos a prefeito  de Nova Cruz. A iniciativa partiu do pároco, Pe. Francisco de Assis, por ocasião do momento ser propício para que coletivamente possa investir na construção da cidadania plena como sujeitos políticos, e na busca de um reencantamento da política, resgatando o seu valor, a sua importância e a constituição de uma cultura de participação tendo em vista a construção de um outro Estado e uma outra Democracia.

O debate terá assessoria do Setor Social da Arquidiocese de Natal e com participação do Comitê 9840 - Movimento contra a corrupção eleitoral. Na manhã desta terça-feira, 4, aconteceu uma reunião em Natal, com a participação do padre Assis, Pároco de Nova Cruz; Flavio Luiz, coordenador da Pascom; os diáconos Francisco Adilson e Márcio Francisco, além de Maria das Neves, do comitê 9840, para estudar   como será realizado o debate. 

A data do debate ainda será definida, mas tem previsão para ser realizado no final do mês de setembro. Esta semana a paróquia enviará as duas coligações sugestão da data que posteriormente será divulgado.  

Da esq.: Pe. Assis, Diác. Márcio, Maria das Neves, Diác. Adilson e Flavio Luiz
Fotos: Diego do Nascimento
Fonte: Blog da Pascom